[...em construção...]

26.2.06

Estranha Cidade ao Norte do Trópico de Capricórnio - Parte 1

Após 7 horas de viagem finalmente chegamos ao RJ. E ao contrário de SP a entrada da cidade não é nada bonita (ok, em SP também não é tudo isso, mas é melhorzinho), e causa um certo medo atravessar a Av. Brasil com os carros correndo enlouquecidos ao seu lado.
Fomos recepcionados por agradáveis PM´s com fuzis e tivemos que parar para apresentar documentos e ainda pedir informação já que tinhamos errado o caminho. "Seja Bem Vindo ao Rio de Janeiro".

Sábado
Os cariocas perderam pontos comigo logo pela manhã: tomamos café em uma padaria próxima a casa do André e ao pedir maionese para acompanhar o misto quente descobri que lá eles não costumam comer isso. Misto quente sem maionese pra mim não tem graça. Em compensação pegamos o metrô sentido centro da cidade com ar condicionado e gravação das estações em inglês. Outro nível ...
Seguimos para o tradicional bloco do "Cordão do Bola Preta" que segue por ruas do centro com milhares de pessoas, e onde é possível ver senhores e senhoras com seus 60, 70 anos curtindo o Carnaval tranquilamente. Nem a chuva que caiu conseguiu diminuir a animação do povo. À tarde fomos na "Banda de Ipanema", mas preferimos ver a agitação da praia tomando nossas caipirinhas.
A noite caiu e, famintos, fomos para o boteco Belmonte em Copacabana se acabar com as empadas de frango, camarão e carne seca acompanhados de João - um ser tão falante quanto eu - e Cadu.

Curiosidades...
- na praia não é necessário se preocupar em levar cadeiras ou guarda-sol, há barracas que disponibilizam isso pra você;
- em Ipanema a quantidade de abdomens definidos por m2 é incrível;
- os garçons daqui não são tão animados quanto os de SP;
- o bauru não é um simples lanche de presunto, queijo e tomate. Acompanha carne, ervilhas, ovo, alface, é feito no pão de forma e vem aberto no prato;
- a catraca do ônibus fica do lado esquerdo, e no metrô é chamada de torniquete;

Domingo
Fomos ao Cristo Redentor pela manhã e de lá foi possível conhecer toda a geografia do Rio: a vista é linda. De lá seguimos para Ipanema com companhias de Daniel, Luis e Leo G, além da turma de sempre. Encerramos à noite no Barril 1800 provando da pizza carioca com massa de 'folha de papel'.
Conseguimos fugir da chuva torrencial que chegou na cidade e atrapalhou o desfile das escolas, mas não colaborou com a temperatura. O calor continuou senegalês.

Curiosidades
- a língua menos falada no Corcovado é o português;
- o táxi é bem mais barato que SP;
- a grande maioria dos lugares que fomos comer só vende Pepsi;
- ao contrário de SP, a quantidade de cachorros de rua é quase zero;
- fazer xixi em qualquer canto ou poste é prática usual dos homens da cidade (prática nojenta eu diria...);

continua...

9 Comments:

  • N comentários:
    - toda vez que o Danilo vai pro Rio ele se perde! Gente, é tão simples, é só pegar a linha amarela, passar do lado do aeroporto Internacional e voi lá! Já está no Aterro!
    - metro em inglês é essencial pra uma cidade super turística como o Rio, né bicha?
    - o bauru do rio me dá medo, de tanta coisa que eles colocam. No Ano Novo, eu experimentei o famoso Filé com Queijo, que é um prato IMENSO...
    - cadeiras e guarda sol na praia tbém estão disponíveis em algumas praias do litoral de SP, e acredite, a um preço bem mais convidativo do que os do Rio, especialmente no feriado....
    - vcs passaram nos túneis, certo? Devem ter sentido o cheiro HORROROSO de xixi lá...

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • respondendo ao Cara Normal insolente, rs: como assim eu sempre me perco? essa foi a primeira vez que eu fui ao Rio dirigindo! e outra, quem se perdeu foi o César, que mandou eu ir reto e fui, mesmo falando pra ele: Césra a placa dizia pra virar ali...rs
    - e não são só os homens que mijam em qualquer lugar. vi muitas rachas abaixando a calcinha e mijando em qualquer canto.
    e a senhora mesmo entrou no mar pra fazer xixi...rs... pronto falei.

    By Blogger Unknown, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • respondendo ao Idman, insolente: pois é, a segunda vez que eu fico sabendo de vc no rio e mesmo assim vc não fez o caminho certo.. uó, isso, uó!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • eu, sinceramente, prefiro o rio fora dessas datas (carnaval e ano-novo).

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • Oi Riba!
    Já vim aqui dar uma olhada no seu blog! :-)
    Ah, bizarro mesmo são os ônibus de SP q têm quatro portas!
    E ainda bem q não pedi Bauru qnd fui praí! Ia me sentir roubado! Como assim sem carne, ervilha e ovo?!
    Falando em comida, quer dizer q maionese no misto quente eh um hábito paulistano, eh?! Pensei q fosse maluquice da minha amiga mesmo... rs*
    Tô ansioso pro próximo post!
    Bjaum!

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • olha, virou guia turística... já até te visualizei de regatinha branca, short cáqui, óculos de sol e chapéu cáqui [combinando com o short] falando pausadamente, com voz sexy-estilo-tele-sexo e alguns papéis na mão, só prá dizer que faz alguma coisa além de discursar um texto super decorado... ai, ai... minha imaginação é extremamente surpreendente! rs.

    By Blogger drikosa, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • Um espetáculo! Mas quanto ao comentário que fizeram, a linha que passa do lado do aeroporto eh a linha vermelha... e se vc seguir pela linha vermelha direto vc NUNCA vai cair no Aterro... Vc vai cair na Lagoa, depois de passar pelo Tunel Rebouças... Tem que seguir a esquerda em determinado momento pro viaduto do gasometro. Dito isto, quero dizer que nao ha padrao... Tem onibus no Rio que tem o cobrador fica pra direita e tem uns que ficam pra esquerda... mas a esquerda tem muito mais que a direita. hahahaha

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • e eu esqueci de dizer.. vc eh pareo duro... nos falamos muito! hahahaah

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 02 março, 2006  

  • Ahahaha!!! Não se se rio mais dos seus comentários à parte, ou dos comentários da galera!!!!
    OBS: se eu lesse apenas os seus comentários e tirasse os nomes de lugares, certamente não saberia se vc estava falando do Rio ou de Salvador, mas tudo bem...
    Agora eu ri mesmo foi com a cena evocada pela Drika, de sua versão 'guia-turística'!!!!
    Beijão!

    By Anonymous Anônimo, at sábado, 11 março, 2006  

Postar um comentário

<< Home