[...em construção...]

20.10.05

Cultura - ou falta de - Brasileira

É no ônibus que eu aproveito para ler meus livros, mas de uns dias pra cá tem sido quase impossível.
Na terça eu terminei "Os Delírios de Consumo de Becky Bloom" e comecei "Anjos e Demônios", na verdade eu tentei começar. Indo pro trabalho, me ajeitei no banco, abri o livro e logo em seguida um senhor sentou no banco de trás e começou a conversar com uma outra moça, até aí nenhum problema, certo?! Claro que não!! Se não fosse pelo tom de voz elevado de ambos. Vamos combinar, é impossível concentrar uma leitura desse jeito. E eu não consigo disfarçar que fico irritada: eu bato o livro, respiro fundo... (na maioria das vezes não dá certo).
Outro dia foi a mulher que contou a vida toda da filha do Jabaquara até São Bernardo, porque ela era advogada, que não pegava causa de empregado porque pobre fica cobrando o dinheiro toda hora, e blá blá blá... tive que fazer um esforço enorme pra conseguir ler.
Se o livro é conhecido então, pior ainda! Quando estava lendo 'O Código Da Vinci' um moço interrompeu minha leitura só pra comentar que ia sair o filme e que o Robert Langdon ia ser interpretado pelo Tom Hanks. Não satisfeito ele pegou o mesmo ônibus que eu e não parava de falar. Então eu, educamente, perguntei se ele não se importava porque iria continuar a ler. Tenha dó, né?
Acho que o brasileiro deveria aproveitar mais o tempo que perde dentro do transporte público e alimentar a massa encefálica com cultura ao invés de ficar atrapalhando quem já tem esse costume. Pega um livro, o jornal - existem publicações gratuitas como o Metrô News - a revista do mercado, qualquer coisa! Mas se não quiser, tenha um pouco de bom senso quando alguém próximo estiver tentando ler...

3 Comments:

  • Pois eh... Bom, eu nao andou muito de onibus no Brasil, mas sempre que estou em aviao ou transporte publico fora do Brasil (onde raramente eu tenho carro) eu aproveito pra ler tbem... Alias, EUA e Europa TODO MUNDO faz isso, rico, pobre, todo mundo... Mesmo que um livrinho do tipo Sabrina (juro por Deus, vi uma em NY lendo um nesse estilo)

    By Anonymous Anônimo, at quinta-feira, 20 outubro, 2005  

  • nossa....eu odeio quando isso acontece! e curioso do jeito que sou, eu fico prestando atenção no assunto alheio ao ponto de abrir a boca e dar palpite!!! rs

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 21 outubro, 2005  

  • Eu não consigo ler nada no metrô. Qdo eu consigo me instalar, abrir a bolsa, pegar o livro, achar o lugar que parei de ler, o metrô já está chegando na minha estação e tenho que descer...hehehehe
    Maravilhas de se morar perto do trabalho...

    By Anonymous Anônimo, at sexta-feira, 21 outubro, 2005  

Postar um comentário

<< Home