[...em construção...]

27.9.05

Black or White?

Hoje teve doação de sangue lá na empresa. E eu fui doar. Fiz a triagem, prenchi a ficha com os dados básicos e enquanto aguardava ser chamada vi que o cidadão que me atendeu marcou um B no campo 'Raça'. B de branco! Agora me responde uma coisa: desde quando eu tenho pouca melanina na pele e posso ser considerada branca? Mesmo que estivesse com a maior das anemias ficaria pálida a ponto de tal absurdo. A Luciene, colega de departamento, tem o mesmo tom de pele que o meu e na ficha dele o infeliz registrou N, de negra. Um outro funcionário teve a letra P, de pardo, marcada no relatório. E eu: branca! Dá pra entender? Não que eu tenha ficado ofendida, mas é nítido que faço parte do grupo que tem por sorte a pele bronzeada sem nenhum artifício.
Eu sou, e me considero, negra. E com cabelo crespo, e daqueles bem enroladinhos, mas sou dependente da dupla escova/chapinha, fazer o quê? E já deixei bem claro em casa que a tendência é a família escurecer. Adooooro um pretinho básico!!

" ... a verdade é que você (todo brasileiro) tem sangue crioulo,
tem cabelo duro, sarará crioulo..." - Sandra de Sá

1 Comments:

Postar um comentário

<< Home